Culturas da Horta: Benefícios da Erva Cidreira

14 de outubro de 2016

Benefícios da Erva Cidreira

Benefícios da Erva Cidreira ou Melissa oficinallis



Utiliza-se na preparação de infusões e/ou chás, com a planta fresca ou seca.
A Erva Cidreira também pode ser utilizada como planta condimentar.
As folhas da cidreira usam-se para dar sabor a saladas de legumes ou frutas.

Erva Cidreira
Infusão de Erva Cidreira

Com inúmeras propriedades medicinais, é considerada anti-inflamatória, antioxidante, antiviral, digestiva, calmante e sedativa, associada a tratamentos de problemas nervosos, perturbações do sono e problemas gastrointestinais de origem nervosa tais como espasmos, enfartamento e norexia e ainda no tratamento de febres e constipações.
De fato, as proprieades da planta estão bastante estudadas; a erva cidreira é muito utilizada na medicina natural sobe a forma de chá, não apresentando efeitos secundários ou qualquer toxicidade.

A Erva Cidreira é indicada para várias situações:


Na insónia -basta beber uma chávena antes de se deitar de preferência chá quente (não a escaldar) para fornecer um bem-estar físico. O relaxamento da erva-cidreira induzirá ao sono de forma natural e relativamente instantânea. Calmante - para dias de maior stress ou
estado e ansiedade, um chá de erva-cidreira será uma excelente alternativa aos anti-ansiolíticos. Beba com alguma assiduidade chá de erva-cidreira.

Problemas digestivos - ideal para dores de estômago, no caso de ter dores estomacais ou cólicas a erva-cidreira será o produto natural que procura.

Enjoos de gravidez - relaxe com o chá que a irá ajudar a por fim ao enjoo.

Externamente, pode ser esfregada na pele para aliviar picadas de insectos. O seu óleo essencial é um excelente repelente, muito utilizado em aromaterapia.

Se já experimentou a Cidreira para outros fins, partilhe!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...